História do CEM

BREVE HISTÓRICO DA UNIDADE ESCOLAR

          O CEM José Alves de Assis, foi criado em 19 de janeiro de 1973, conforme registros nos arquivos, com denominação de Colégio D. Pedro I. Regulamentado em 31 de outubro de 1974 passando a denominar Escola de 1º grau Paraíso do Norte, atendendo ao Ensino Fundamental  1ª e 2ª fase ( Pré escolar, 1ª a 8ª série).
          Em 25 de outubro de 1979, conforme autorização nº 219/79, foi implantado o 2º Grau com base na Resolução nº 139/80 do CEE/GO, tornando assim a primeira instituição pública do município a atender o então Ensino Médio oferecendo: Ensino Médio não profissionalizante científico e o curso de Técnico em secretariado. Em 14 de maio de 1980 foi denominado pela Lei nº 8.797/80  Colégio Estadual “José Alves de Assis”, em homenagem ao deputado estadual e secretário da educação do estado de Goiás Sr. José Alves de Assis.
          Com a criação do estado do Tocantins, em 1988, houve a necessidade de estruturação do sistema estadual de ensino e, a Resolução de nº 007/89 reconheceu todas as escolas e cursos já existentes. Em 1993, tendo em vista a reorganização do Ensino Médio e curso Profissionalizante, foi criado os Centros de Ensino Médio em vários municípios do estado, com estrutura física, currículo, regimento, resolução de autorização e funcionamento próprio. Com resolução de nº 074/93 de 27 de abril de 1993 do CEE/TO, o Colégio Estadual "José Alves de Assis” passa a Denominação de Centro de Ensino Médio “José Alves de Assis”; neste ano foram remanejados todos os alunos matriculados no Ensino Médio de outras instituições públicas para o CEM e, os alunos do Ensino Fundamental desta instituição para outras instituições de ensino. Também houve a necessidade de movimentação dos professores de nível superior para o CEM visando melhorar a qualidade do Ensino Médio e Profissionalizante que de 1993 ao ano de 2000, ofereceu, além do Ensino Médio Básico, cursos técnicos em: Técnico em Magistério, Técnico em Administração de Empresas, Técnico em Contabilidade e Técnico em Secretariado.
Antes a estrutura física da instituição contava apenas com doze salas de aula, quatro dependências administrativas, banheiros para alunos e cantina, hoje, o CEM possui uma estrutura física com vinte salas de aula, laboratórios de física, química, biologia e informática, salas ambiente de Língua Portuguesa, Inglesa e Matemática, biblioteca com acervo bibliográfico e ampla sala de estudos, sala de vídeo com kit tecnológico, a qual necessita de atualização do acervo  e reforma nos aparatos, para atender todos os professores e alunos; catorze dependências administrativas, quadra de esporte coberta.    Em mais de trinta anos de prestação de serviços à comunidade local e circunvizinha, a instituição passou por onze gestores, todos cidadãos competentes e preocupados com a melhoria da qualidade de ensino e com a formação integral de toda sua clientela, mesmo porque, o CEM contribuiu e continua  contribuindo na formação ética,moral, cultural e profissional  de grande parte da sociedade de Paraíso do Tocantins. A primeira diretora da instituição foi a professora Elinda Macedo Cortez (1974 -1975) seguido dos professores: José Aires Gomes (1976-1982); Maria das Graças Sardinha Wanderley (1983-1984); Wilson Vieira da Silva (1985); Tibúrcio Gabino de Sousa (1986-1989); Maria dos Anjos Martins (1990); Rosemar Coelho Morais (1991-1994), Ivan Pinheiro dos Santos (1995-2001), Cleidevanda Feliciana da Costa Silva (1º/08/ 2001 a .12/12/2006), Luiz Fernando Araújo Fialho (23/01/2007 a 31/12/2007), Marilda Cabral Pinto (1º/01/2008 à .06/10/08), Irenilda Rabelo Naves Oliveira (21/01/09 à 28/02/2011) e atualmente,  Luiz Fernando Araújo Fialho(01/03/2011...)
O CEM “Jose Alves de Assis” possui hoje uma estrutura física contando com 20 salas de aulas necessitando de reforma e climatização considerando o clima regional principalmente nos espaços com maior presença de sol; uma biblioteca com acervo para atender a demanda da comunidade escolar e comunidade local além de ampla sala de estudos e leitura; sala de professores e sala ambiente - espaço para estudo e planejamento dos professores; um laboratório de informática com 10 micros, a escola possui acesso à internet, disponível a toda comunidade escolar, porém com poucas possibilidades de acesso pela carência de micros e software atualizados; uma sala de vídeo com kit tecnológico destinado transmissão e gravação da TV Escola; porém temos déficit de material complementar ás aulas dos professores, principalmente na área de Ciências Humanas. Nesse espaço os professores e equipe pedagógica têm acesso a formação continuada com alguns programas que intensificam as atividades docentes e facilitam o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, através da TV escola; um laboratório de ciências onde são trabalhadas as disciplinas: Química, Física e Biologia; uma secretaria geral  onde estão os arquivos ativo e passivo da unidade de ensino e serviço de diploma; uma quadra de esporte coberta; três pátios descobertos; uma cantina; dois banheiros; e outras dependências que atendem à coordenação pedagógica,  serviço de orientação educacional, Diretoria  administrativa adjunta e financeira, Diretoria de Unidade Escolar, serviço de mecanografia, almoxarifado e depósitos.
        O Corpo docente da escola é formado por professores com formação em nível de graduação, e grande parte possui especialização, porém alguns, com formação fora da área específica de atuação. São profissionais comprometidos com o seu trabalho, e com as perspectivas do mundo globalizado. Atualmente enfrentamos o problema da doença, e um dos dados causadores refere-se a sobrecarga de trabalho e stress provocados pela profissão docente. No entanto a escola tem procurado tratar o problema dentro de suas limitações, a fim de garantir a continuidade do processo de ensino-aprendizagem e a saúde mental do professor.